Praticas Colaborativas

Cursos & Eventos

Para maiores informações acesse: www.1congressoibpc.eventize.com.br

Leia mais


Serão três dias de painéis voltados para profissionais e estudantes das áreas de direito, saúde e finanças, que compõem a equipe multidisciplinar atuando de forma complementar e colaborativamente.

Leia mais


Aconteceu - Workshop em Práticas Colaborativas dias 21 e 22 de junho de 2017 das 19h às 22h. em São Paulo

Leia mais



Maria Lúcia Rosas no Congresso Internacional de Direito de Família e Sucessões - Família em Cena, que aconteceu nos dias 19 a 22 de setembro, em Salvador na Bahia.

Leia mais


Aconteceu no dia 27 de setembro na Casa do Advogado de Pinheiros, com as Dras. Mônica Ribeiro Andrade Gama, Mirian Bobrow e Fernanda Lourenço Levy.

Leia mais


Aconteceu no dia 3 de outubro, na Oab da Sé, com Mônica Ribeiro Andrade Gama e Dora Awad, do Instituto Brasileiro de Práticas Colaborativas, organizada pela Comissão do Jovem Advogado da OAB/SP. Excelente apresentação das principais características deste novo meio de solução consensual de conflitos.

Leia mais


As práticas colaborativas são um método não adversarial de resolução de conflitos, extrajudicial e focado em soluções que atendam aos interesses de todos os envolvidos. Com a possibilidade de montagem de uma equipe multidisciplinar personalizada, essa abordagem atende, de maneira integral, aos múltiplos aspectos que o conflito envolve, sendo aplicável a diversas áreas, como familiar, cível e empresarial. Público-alvo: profissionais das áreas jurídica, de saúde mental e de finanças.

Leia mais


Aprovados importantes Enunciados sobre Arbitragem, Mediação e outras formas de solução de conflitos na I JORNADA “PREVENÇÃO E SOLUÇÃO EXTRAJUDICIAL DE LITÍGIOS”. Entre eles, o nº 55, que versa sobre as PRÁTICAS COLABORATIVAS: “O Poder Judiciário e a sociedade civil deverão fomentar a adoção da advocacia colaborativa como prática pública de resolução de conflitos na área do direito de família, de modo a que os advogados das partes busquem sempre a atuação conjunta voltada para encontrar um ajuste viável, criativo e que beneficie a todos os envolvidos". I JORNADA “PREVENÇÃO E SOLUÇÃO EXTRAJUDICIAL DE LITÍGIOS” – 22 e 23 de agosto de 2016 – Brasília - DF REALIZAÇÃO: Centro de Estudos Judiciários do Conselho da Justiça Federal Ministro OG FERNANDES Corregedor-Geral da Justiça Federal e Diretor do Centro de Estudos Judiciários COORDENAÇÃO: Ministro Luis Felipe Salomão Coordenador Geral da Comissão Científica Ministro Antonio Carlos Ferreira Coordenador Científico de Arbitragem Professor Kazuo Watanabe Coordenador Científico de Mediação Professor Joaquim Falcão Coordenador Científico de Outras Formas de Soluções de Conflitos

Leia mais


Inscreva-se aqui para participar das próximas Capacitações em Práticas Colaborativas.

Leia mais