Artigo da Comissão de Publicações do IBPC
Para o Instituto Brasileiro de Práticas Colaborativas (IBPC), a Comissão de Publicações é mais do que uma parte do Instituto. É o ponto de encontro onde o conhecimento ganha vida e cria pontes entre as pessoas, e desempenha um papel fundamental na disseminação e no aprofundamento do conhecimento sobre a atuação colaborativa e não adversarial dos profissionais capacitados, para que a sociedade e todos os interessados possam ter a visão do que são as Práticas Colaborativas, partindo de um cenário plural com os diversos autores que colaboram para sua construção.
Temos como missão nutrir a comunidade, transformando ideias em materiais de publicação que acolhem, incluem e fazem com que cada membro se sinta parte do movimento. Nosso objetivo é gerenciar e coordenar a produção de conteúdos de alta qualidade, voltados para a disseminação e apresentação das Práticas Colaborativas de forma técnica, mas também acolhedora, acessível e inclusiva com todos os nossos membros.
Cada publicação que nasce aqui é um convite para novos e antigos praticantes: um convite para aprender, se aprofundar e sentir que efetivamente pertencem a uma comunidade unida e genuinamente interessada em ampliar o trabalho e o conhecimento, e que se constrói e se fortalece através do diálogo e da colaboração.
Com foco na excelência e diversidade dos conteúdos apresentados, a comissão atua na curadoria e edição de artigos e outros materiais que exploram a teoria e a prática das Práticas Colaborativas. Esses trabalhos são voltados a profissionais das áreas jurídica, da saúde, financeira e demais áreas que buscam soluções consensuais e humanizadas para conflitos.
Ao promover e divulgar esse saber tão rico e único, nossa Comissão não só consolida e avança as Práticas Colaborativas pelo país, mas também oferece um abraço de boas-vindas a quem está chegando, mostrando que a nossa comunidade é feita de pessoas que se conectam, ensinam e aprendem umas com as outras, ampliando o debate e oferecendo recursos valiosos para a comunidade.
Recebemos com entusiasmo as contribuições de todos os interessados, pois acreditamos que as melhores histórias e os melhores insights vêm da diversidade de experiências!
Imagem: canva.com