Comissões
Nossas comissões
Comissão de Associações
Coordenação:
Thais Bressan e Fernanda Francisca Veras Carvalho
Comissão de Capacitação
Coordenação:
Carolina Streit Morsch
Comissão Cível e Empresarial
Coordenação:
Fabrício Giacomini e Maria Lúcia Rosas
Comissão Diversidade e Inclusão
Coordenação:
Carolina Streit Morsch e Mariana Barsted
Comissão de Docência
Coordenação:
Renata Vilela
Comissão Ética
Coordenação:
Adolfo Braga
Comissão de Jovens Profissionais Colaborativos
Coordenação:
Isabella Santos e Julia Garcia
Comissão de Parcerias
Coordenação:
Miriam Bobrow
Comissão de Parcerias
Subgrupo: Internacionais
Coordenação:
Ana Cláudia Paranaguá e Milena Garcez
Comissão de Parcerias
Subgrupo: Nacionais
Coordenação:
Cátia Pamplona e Mariana Thompson
Comissão de Parcerias
Subgrupo: Grupos de Estudos
Coordenação:
Alessandra Pancera, Jenifer Casagrande e Waldirene Dal Molin
Comissão de Parcerias
Subgrupo: OABs
Coordenação:
Mônica Andrade Gama
Comissão de Publicações
Coordenação:
Alessandra Pancera, Jenifer Casagrande, Waldirene Dal Molin e Valéria Pinto
Comissão de Tecnologia e Inovação
Coordenação:
Célia Caiuby
Comissão OAB
OAB Nacional
Presidente:
Olívia Fürst
Comissão OAB
Piauí
Presidente:
Macela Leal
Comissão OAB
Rio de Janeiro
Presidente:
Lívia Caetano
Comissão OAB
Minas Gerais
Presidente:
Aline Naves
Comissão OAB
Bahia
Presidente:
Maria Lúcia Rosas
Comissão Advocacia Colaborativa OAB
Paraná
Presidente:
Syndia Nara Postal
Comissão OAB
Ceará
Presidente:
Ana Paula Araújo de Holanda
Comissão OAB
Espírito Santo
Presidente:
Tatiana Freitas de Almeida Ivens de Carvalho
Comissão OAB
Pernambuco
Presidente:
Clívia Souza Maia Murinelli Nebiker
Docentes

Adolfo Braga
Advogado e Mediador
Advogado Colaborativo com graduação e USP e Mestrado pela PUC-SP, Presidente do Conselho de Administração do IMAB – Instituto de Mediação e Arbitragem do Brasil, Coordenador da Comissão de Ética do IBPC – Instituto Brasileiro de Práticas Colaborativas. Autor de livros e artigos sobre os métodos adequados de resolução de conflitos.

Agenor Lisot
Economista
Profissional de Finanças Colaborativo e Mediador, Economista, Perito judicial e extrajudicial. Diretor Secretário do IMAB – Instituto de Mediação e Arbitragem do Brasil Conselheiro Fiscal IBPC – Instituto Brasileiro de Práticas Colaborativas e integrante das Comissões Cível Empresarial, Ética e Científica do 3º Congresso Brasileiro em Práticas Colaborativas. Coautor do Livro “Mediação Familiar – a experiência da 3 Vara do Fórum do Tatuapé” da Editora CL-A (2018), “Justiça – reflexões sobre caminhos além do Judiciário” da Editora CL-A(2022) e “As Práticas Colaborativas sob a perspectiva da experiência brasileira” Editora Processo (2021).

Ana Claudia Paranaguá
Advogada
Advogada Colaborativa. Mediadora de Conflitos Judicial e Extrajudicial, certificada pelo ICFML. Especialista em Direito Público, em Mediação Empresarial e em Mediação Escolar. Formação em Mediação Familiar, Práticas Restaurativas, Negociação e Direito Sistêmico. Coach. Trainner em PNL. Consteladora Sistêmica. Docente do IBPC. Membro da Comissão de Práticas Colaborativas e da Comissão de Mediação e Métodos Consensuais, ambas da OAB/RJ.

Andréa Wakigawa
Terapeuta Sistêmica de Família
Terapeuta Sistêmica de Família, Casal; Capacitada em Práticas Colaborativas IACP/2014 e IBPC/2018; Mediadora de Conflitos; Docente do Instituto Brasileiro de Práticas Colaborativas – IBPC; Membro da International Academy of Collaborative Professionals – IACP e do Instituto Mediare. Coordenadora do Setor de Práticas Colaborativas do Mediare 2019-2020; Colaboradora da Comissão de Práticas Colaborativas OAB/RJ; coautora do livro “As Práticas Colaborativas sob a perspectiva da experiência brasileira”; Supervisora do Curso de Especialização em Terapia Familiar Sistêmica da Núcleo-Pesquisas/Dr Moises Groisman 2013-2020; Pedagoga; Psicopedagoga Clínica; Consteladora Familiar Sistêmica.

Caco Santos, CFP®
Planejador Financeiro
Planejador financeiro pessoal desde 2013 com certificação CFP®. Capacitado em Práticas Colaborativas e mediação extra-judicial. Especialista em Planejamento Patrimonial e Sucessório. Professor em MBAs da PUCRS em Sucessão, Tributos, Riscos, Proteção Patrimonial e Holdings. Professor de metodologia de planejamento financeiro e empreendedorismo na Academia GFAI e de Práticas Colaborativas em capacitações do IBPC. Participou de cursos de formação em Coaching. Formado em Administração de Empresas pela FEA/USP e MBA em Finanças pela FIA/USP. Autor de artigos, livro e palestrante em temas de planejamento financeiro e educação financeira. Trabalhou por 23 anos nas áreas comerciais de produtos financeiros de tesouraria e gestão de riscos nos bancos JPMorgan, ING e Barclays em São Paulo e NY.

Fabiana Cristina Aidar da Silva
Psicóloga
Psicóloga Clinica, Especialista em Psicologia Jurídica , Mediadora Familiar e Profissional da Saúde Mental nas Práticas Colaborativas. Implementadora da Mediação Familiar no Fórum de São Vicente/ SP. Formadora e supervisora de Mediadores judiciais e privados. Colaboradora e Instrutora das Oficinas de Divórcio e Parentalidade do CNJ. Coordenadora e Expositora das Oficinas de Pais e Filhos na Casa da Família Cejusc São Vicente/ SP. Co – Coordenadora do grupo de estudos das Práticas Colaborativas de SP.

Felicia Zuardi
Advogada
Docente de Práticas Colaborativas. Advogada Colaborativa e Mediadora de Conflitos. Pós Graduada em Direito Corporativo pelo IBMEC
Secretaria Geral da Comissão de Práticas Colaborativas da OAB-RJ. Membro da IACP- Internacional Academy of Collaborative Practice e do Centro de Mulhers na Reestruturação Empresarial. Palestrante e autora de artigos

Livia Maria Pires Caetano
Advogada
Advogada pós-graduada em Direito das Famílias, presidente da Comissão de Práticas Colaborativas da OAB/RJ, docente do Instituto Brasileiro de Práticas Colaborativas, coordenadora e coautora do livro de Práticas Colaborativas da Comissão de Práticas Colaborativas da OAB/RJ, corredatora da cartilha da Comissão de Práticas Colaborativas da OAB/RJ, associada ao Instituto Brasileiro de Práticas Colaborativas, associada ao Instituto Brasileiro de Direito de Família, formada em Práticas Colaborativas pela Academia Internacional de Profissionais Colaborativos e pelo Instituto Brasileiro de Práticas Colaborativas, Mediadora Judicial formada pelo TJRJ, Consteladora Familiar, conferencista internacional, palestrante de Práticas Colaborativas.

Marcia Marques de Oliveira
Advogada
Advogada Colaborativa nas áreas de Família e Cível, graduada pela UERJ e pós-graduada em Direito Eletrônico pela UCAM. Docente do IBPC. Mediadora de Conflitos com certificação do ICFML. Facilitadora de Comunicação Não-Violenta e de Práticas Restaurativas. Coautora dos livros “As práticas colaborativas sob a perspectiva da experiência brasileira- Vol II”, Ed. Processo, e “Mediação de conflitos na prática – Estudos de casos concretos”, Ed. Lumen Juris. Coordenadora do grupo de estudos em Práticas Colaborativas nas áreas Cível e Empresarial GEPC Sherrie Abney. Coordenadora de Mídias Sociais da Comissão Especial de Práticas Colaborativas da OAB/RJ. Membro da Comissão de Mediação e Métodos Consensuais da OAB/RJ e da Comissão Especial de Soluções Consensuais da OAB/SP.

Maria Izabel Montenegro, CFP®
Planejadora Financeira
Planejadora Financeira CFP®️, bacharel em Administração de Empresas (UCAM/RJ), MBA Finanças Corporativas (IAG-PUC/RJ), Pós-graduanda em Planejamento Financeiro e Finanças Comportamentais (PUC/RS), especialista em Finanças Comportamentais e Arquitetura de Escolhas (Instituto VérticePsi), Mediadora (Instituto Mediare), Certificada em Práticas Colaborativas (IBPC – Instituto Brasileiro de Práticas Colaborativas e IACP – International Academy of Collaborative Practice), Palestrante e Docente (IACP e IBPC).

Marilia Campos Oliveira e Telles
Advogada
Advogada colaborativa e mediadora de conflitos certificada pelo ICFML; especialista em Direito de Família e Sucessões pela EPD/SP; membro do GEMEP/CBar; diretora do Instituto Brasileiro de Práticas Colaborativas – IBPC; docente certificada pela International Academy of Collaborative Professionals – IACP; membro da Comissão de Mediação do IBDFAM e de Práticas Colaborativas e de Meio Ambiente da OAB/SP; coordenadora da obra conjunta “Problemas da Família no Direito”, autora de artigos jurídicos e contos de ficção, docente e palestrante.

Miriam Bobrow
Psicologa
Psicóloga, Mediadora de Família, Casais e Ex Casais, Terapeuta Colaborativa (Profissional da Saúde Mental) nos processos de divórcio e sucessão ,Terapeuta de Casal e Família, Capacitada pelo Instituto Brasileiro de Praticas Colaborativas (IBPC) em conformidade com a International Academy of Collaborative Professionals (IACP).Diretora e docente do Instituto Brasileiro de Práticas Colaborativas; Membro da IACP , do Mediativa e co- fundadora do departamento de Mediação do CEAF.

Mônica Lôbo
Psicóloga
Psicóloga, Mediadora de Conflitos, Pedagoga com especialização em Psicopedagogia e Terapia Familiar, capacitada em Práticas Colaborativas; co-autora dos livros “Histórias dramáticas- terapia breve para famílias e terapeutas”, “Além do paraíso- morte e ressurreição da família” e “Minha família e meu dinheiro” (Ed. Núcleo-Pesquisas, RJ). Coordenadora do Comitê de Docência do IBPC.

Mônica Gama
Advogada
Titular da banca Andrade Gama advocacia sediada em São Paulo, advogada e bacharel em Psicologia pela USP, pós graduada em Direito de Família pela Escola Paulista de Direito, Diretora da Comissão de Mediação e Praticas Colaborativas do Instituto Brasileiro de Direito de Família – IBDFAM e membro da International Academy of Collaborative Professionals – IACP.

Natália Winter
Advogada
Advogada colaborativa e mediadora de conflitos. Especialista em Direito de Família e Sucessões pela PUC-Rio. Coordenadora do Setor de Práticas Colaborativas do Mediare. Fundadora e coordenadora do Comitê de Jovens Profissionais Colaborativos – CJPC. Associada ao Instituto Brasileiro de Práticas Colaborativas – IBPC, Instituto Brasileiro de Direito de Família – IBDFAM, e International Academy of Collaborative Professionals – IACP.

Renata Vilela Multedo
Advogada
Professora Titular de Direito Civil do Grupo IBMEC e dos cursos de pós-graduação da PUC-Rio. Doutora e mestre em Direito Civil pela UERJ. MBA em administração de empresas pela PUC-Rio. Advogada colaborativa, Mediadora de conflitos e Administradora judicial certificada pelo TJRJ. Capacitada pelo Program on negociation da Harvard Law School. Membro do IAB, IBDFAM, IBDCivil, IBERC, IBPC, IACP e MEDIARE. Membro da comissão de Higher education do IACP. Coordenadora da comissão de Docência do IBPC e da comissão de Métodos adequados de solução de conflitos do IBDFAM-RJ. Membro da comissão de Práticas Colaborativas e de Órfãos e sucessões da OAB/RJ. Coordenadora do grupo de estudos de práticas colaborativas na área cível empresarial IBPC/CBMA. Membro do conselho executivo da civilistica.com – Revista eletrônica de Direito Civil (Qualis A2). Autora de livros e artigos jurídicos.

Olivia Fürst
Advogada
Advogada Colaborativa e Mediadora de Conflitos; Fundadora do Instituto Brasileiro de Práticas Colaborativas – IBPC; Docente certificada pela International Academy of Collaborative Professionals – IACP; Membro da Comissão de Práticas Colaborativas da OAB/RJ; Membro da Comissão de Mediação do IBDFAM; Autora da prática vencedora da X Edição do Prêmio Innovare na categoria advocacia; autora de artigos, docente e palestrante.

Waldirene Dal Molin
Advogada
Graduada em Direito (1994) e Filosofia (2012) pela Universidade Federal do Paraná. Mestre em Direito Econômico e Social pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2005) e em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná (2016). Diretora Executiva e Docente do Instituto Brasileiro de Práticas Colaborativas (IBPC). Membro das Comissões da Advocacia Colaborativa da OAB Nacional, do Instituto Brasileiro de Direito de Família – IBDFAM e da Academia Internacional de Profissionais Colaborativos (International Academy of Collaborative Professionals – IACP). Advogada com sólida experiência no direito empresarial, família e sucessões. É sócia fundadora da Dal Molin, Reichmann e Latreille Sociedade de Advogados e uma das coordenadoras do STU Grupo de Estudos Colaborativos de Curitiba-Pr (@stucolaborativo).