Comissões

Nossas comissões

Comissão de Associações

Coordenação:
Thais Bressan e Fernanda Francisca Veras Carvalho

Comissão de Capacitação

Coordenação:
Larissa Datas Ruiz

Comissão Cível e Empresarial

Coordenação:
Fabrício Giacomini e Maria Lúcia Rosas

Comissão Diversidade e Inclusão

Coordenação:
Carolina Streit Morsch e Mariana Barsted

Comissão de Docência

Coordenação:
Renata Vilela

Comissão Ética

Coordenação:
Adolfo Braga

Comissão de Jovens Profissionais Colaborativos

Coordenação:
Natália Winter e Caroline Tuffani

Comissão de Parcerias

Coordenação:
Miriam Bobrow

Comissão de Parcerias
Subgrupo: Internacionais

Coordenação:
Ana Cláudia Paranaguá e Milena Garcez

Comissão de Parcerias
Subgrupo: Nacionais

Coordenação:
Jéssica Ungari e Márcia Oliveira

Comissão de Parcerias
Subgrupo: Grupos de Estudos

Coordenação:
Alessandra Pancera, Jenifer Casagrande e Waldirene Dal Molin

Comissão de Parcerias
Subgrupo: OABs

Coordenação:
Mônica Andrade Gama

Comissão de Publicações

Coordenação:
Alessandra Pancera, Jenifer Casagrande, Waldirene Dal Molin e Valéria Pinto

Comissão de Tecnologia e Inovação

Coordenação:
Célia Caiuby

Comissão OAB
OAB Nacional

Presidente:
Olívia Fürst

Comissão OAB
Piauí

Presidente:
Macela Leal

Comissão OAB
Rio de Janeiro

Presidente:
Lívia Caetano

Comissão OAB
Minas Gerais

Presidente:
Aline Naves

Comissão OAB
Bahia

Presidente:
Maria Lúcia Rosas

Comissão Advocacia Colaborativa OAB
Paraná

Presidente:
Syndia Nara Postal

Comissão OAB
Ceará

Presidente:
Ana Paula Araújo de Holanda

Comissão OAB
Espírito Santo

Presidente:
Tatiana Freitas de Almeida Ivens de Carvalho

Comissão OAB
Pernambuco

Presidente:
Clívia Souza Maia Murinelli Nebiker

Docentes

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud.
Adolfo Braga

Advogado e Mediador

Advogado Colaborativo com graduação e USP e Mestrado pela PUC-SP, Presidente do Conselho de Administração do IMAB – Instituto de Mediação e Arbitragem do Brasil, Coordenador da Comissão de Ética do IBPC – Instituto Brasileiro de Práticas Colaborativas. Autor de livros e artigos sobre os métodos adequados de resolução de conflitos.

Agenor Lisot

Economista

Profissional de Finanças Colaborativo e Mediador, Economista, Perito judicial e extrajudicial. Diretor Secretário do IMAB – Instituto de Mediação e Arbitragem do Brasil Conselheiro Fiscal IBPC – Instituto Brasileiro de Práticas Colaborativas e integrante das Comissões Cível Empresarial, Ética e Científica do 3º Congresso Brasileiro em Práticas Colaborativas. Coautor do Livro “Mediação Familiar – a experiência da 3 Vara do Fórum do Tatuapé” da Editora CL-A (2018), “Justiça – reflexões sobre caminhos além do Judiciário” da Editora CL-A(2022) e “As Práticas Colaborativas sob a perspectiva da experiência brasileira” Editora Processo (2021).

Ana Claudia Paranaguá

Advogada

Advogada Colaborativa. Mediadora de Conflitos Judicial e Extrajudicial, certificada pelo ICFML. Especialista em Direito Público, em Mediação Empresarial e em Mediação Escolar. Formação em Mediação Familiar, Práticas Restaurativas, Negociação e Direito Sistêmico. Coach. Trainner em PNL. Consteladora Sistêmica. Docente do IBPC. Membro da Comissão de Práticas Colaborativas e da Comissão de Mediação e Métodos Consensuais, ambas da OAB/RJ.

Andréa Wakigawa

Terapeuta Sistêmica de Família

Terapeuta Sistêmica de Família, Casal; Capacitada em Práticas Colaborativas IACP/2014 e IBPC/2018; Mediadora de Conflitos; Docente do Instituto Brasileiro de Práticas Colaborativas – IBPC; Membro da International Academy of Collaborative Professionals – IACP e do Instituto Mediare. Coordenadora do Setor de Práticas Colaborativas do Mediare 2019-2020; Colaboradora da Comissão de Práticas Colaborativas OAB/RJ; coautora do livro “As Práticas Colaborativas sob a perspectiva da experiência brasileira”; Supervisora do Curso de Especialização em Terapia Familiar Sistêmica da Núcleo-Pesquisas/Dr Moises Groisman 2013-2020; Pedagoga; Psicopedagoga Clínica; Consteladora Familiar Sistêmica.

Caco Santos, CFP®

Planejador Financeiro

Planejador financeiro pessoal desde 2013 com certificação CFP®. Capacitado em Práticas Colaborativas e mediação extra-judicial. Especialista em Planejamento Patrimonial e Sucessório. Professor em MBAs da PUCRS em Sucessão, Tributos, Riscos, Proteção Patrimonial e Holdings. Professor de metodologia de planejamento financeiro e empreendedorismo na Academia GFAI e de Práticas Colaborativas em capacitações do IBPC. Participou de cursos de formação em Coaching. Formado em Administração de Empresas pela FEA/USP e MBA em Finanças pela FIA/USP. Autor de artigos, livro e palestrante em temas de planejamento financeiro e educação financeira. Trabalhou por 23 anos nas áreas comerciais de produtos financeiros de tesouraria e gestão de riscos nos bancos JPMorgan, ING e Barclays em São Paulo e NY.

Fabiana Cristina Aidar da Silva

Psicóloga

Psicóloga Clinica, Especialista em Psicologia Jurídica , Mediadora Familiar e Profissional da Saúde Mental nas Práticas Colaborativas. Implementadora da Mediação Familiar no Fórum de São Vicente/ SP. Formadora e supervisora de Mediadores judiciais e privados. Colaboradora e Instrutora das Oficinas de Divórcio e Parentalidade do CNJ. Coordenadora e Expositora das Oficinas de Pais e Filhos na Casa da Família Cejusc São Vicente/ SP. Co – Coordenadora do grupo de estudos das Práticas Colaborativas de SP.

Felicia Zuardi

Advogada

Docente de Práticas Colaborativas. Advogada Colaborativa e Mediadora de Conflitos. Pós Graduada em Direito Corporativo pelo IBMEC

Secretaria Geral da Comissão de Práticas Colaborativas da OAB-RJ. Membro da IACP- Internacional Academy of Collaborative Practice   e do Centro de Mulhers na Reestruturação Empresarial. Palestrante e autora de artigos

Livia Maria Pires Caetano

Advogada

Advogada pós-graduada em Direito das Famílias, presidente da Comissão de Práticas Colaborativas da OAB/RJ, docente do Instituto Brasileiro de Práticas Colaborativas, coordenadora e coautora do livro de Práticas Colaborativas da Comissão de Práticas Colaborativas da OAB/RJ, corredatora da cartilha da Comissão de Práticas Colaborativas da OAB/RJ, associada ao Instituto Brasileiro de Práticas Colaborativas, associada ao Instituto Brasileiro de Direito de Família, formada em Práticas Colaborativas pela Academia Internacional de Profissionais Colaborativos e pelo Instituto Brasileiro de Práticas Colaborativas, Mediadora Judicial formada pelo TJRJ, Consteladora Familiar, conferencista internacional, palestrante de Práticas Colaborativas. 

Marcia Marques de Oliveira

Advogada

Advogada Colaborativa nas áreas de Família e Cível, graduada pela UERJ e pós-graduada em Direito Eletrônico pela UCAM. Docente do IBPC. Mediadora de Conflitos com certificação do ICFML. Facilitadora de Comunicação Não-Violenta e de Práticas Restaurativas. Coautora dos livros “As práticas colaborativas sob a perspectiva da experiência brasileira- Vol II”, Ed. Processo, e “Mediação de conflitos na prática – Estudos de casos concretos”, Ed. Lumen Juris. Coordenadora do grupo de estudos em Práticas Colaborativas nas áreas Cível e Empresarial GEPC Sherrie Abney. Coordenadora de Mídias Sociais da Comissão Especial de Práticas Colaborativas da OAB/RJ. Membro da Comissão de Mediação e Métodos Consensuais da OAB/RJ e da Comissão Especial de Soluções Consensuais da OAB/SP.

Maria Izabel Montenegro, CFP®

Planejadora Financeira

Planejadora Financeira CFP®️, bacharel em Administração de Empresas (UCAM/RJ), MBA Finanças Corporativas (IAG-PUC/RJ), Pós-graduanda em Planejamento Financeiro e Finanças Comportamentais (PUC/RS), especialista em Finanças Comportamentais e Arquitetura de Escolhas (Instituto VérticePsi), Mediadora (Instituto Mediare), Certificada em Práticas Colaborativas (IBPC – Instituto Brasileiro de Práticas Colaborativas e IACP – International Academy of Collaborative Practice), Palestrante e Docente (IACP e IBPC).

Marilia Campos Oliveira e Telles

Advogada

Advogada colaborativa e mediadora de conflitos certificada pelo ICFML; especialista em Direito de Família e Sucessões pela EPD/SP; membro do GEMEP/CBar; diretora do Instituto Brasileiro de Práticas Colaborativas – IBPC; docente certificada pela International Academy of Collaborative Professionals – IACP; membro da Comissão de Mediação do IBDFAM e de Práticas Colaborativas e de Meio Ambiente da OAB/SP; coordenadora da obra conjunta “Problemas da Família no Direito”, autora de artigos jurídicos e contos de ficção, docente e palestrante.

Miriam Bobrow

Psicologa

Psicóloga, Mediadora de Família, Casais e Ex Casais, Terapeuta Colaborativa (Profissional da Saúde Mental) nos processos de divórcio e sucessão ,Terapeuta de Casal e Família, Capacitada pelo Instituto Brasileiro de Praticas Colaborativas (IBPC) em conformidade com a International Academy of Collaborative Professionals (IACP).Diretora e docente do Instituto Brasileiro de Práticas Colaborativas; Membro da IACP , do Mediativa e co- fundadora do departamento de Mediação do CEAF.

Mônica Lôbo

Psicóloga

Psicóloga, Mediadora de Conflitos, Pedagoga com especialização em Psicopedagogia e Terapia Familiar, capacitada em Práticas Colaborativas; co-autora dos livros “Histórias dramáticas- terapia breve para famílias e terapeutas”, “Além do paraíso- morte e ressurreição da família” e “Minha família e meu dinheiro” (Ed. Núcleo-Pesquisas, RJ). Coordenadora do Comitê de Docência do IBPC.

Mônica Gama

Advogada

Titular da banca Andrade Gama advocacia sediada em São Paulo, advogada e bacharel em Psicologia pela USP, pós graduada em Direito de Família pela Escola Paulista de Direito, Diretora da Comissão de Mediação e Praticas Colaborativas do Instituto Brasileiro de Direito de Família – IBDFAM e membro da International Academy of Collaborative Professionals – IACP.

Natália Winter

Advogada

Advogada colaborativa e mediadora de conflitos. Especialista em Direito de Família e Sucessões pela PUC-Rio. Coordenadora do Setor de Práticas Colaborativas do Mediare. Fundadora e coordenadora do Comitê de Jovens Profissionais Colaborativos – CJPC. Associada ao Instituto Brasileiro de Práticas Colaborativas – IBPC, Instituto Brasileiro de Direito de Família – IBDFAM, e International Academy of Collaborative Professionals – IACP.

Renata Vilela Multedo

Advogada

Professora Titular de Direito Civil do Grupo IBMEC e dos cursos de pós-graduação da PUC-Rio. Doutora e mestre em Direito Civil pela UERJ. MBA em administração de empresas pela PUC-Rio. Advogada colaborativa, Mediadora de conflitos e Administradora judicial certificada pelo TJRJ. Capacitada pelo Program on negociation da Harvard Law School. Membro do IAB, IBDFAM, IBDCivil, IBERC, IBPC, IACP e MEDIARE. Membro da comissão de Higher education do IACP. Coordenadora da comissão de Docência do IBPC e da comissão de Métodos adequados de solução de conflitos do IBDFAM-RJ. Membro da comissão de Práticas Colaborativas e de Órfãos e sucessões da OAB/RJ. Coordenadora do grupo de estudos de práticas colaborativas na área cível empresarial IBPC/CBMA. Membro do conselho executivo da civilistica.com – Revista eletrônica de Direito Civil (Qualis A2). Autora de livros e artigos jurídicos.

Olivia Fürst

Advogada

Advogada Colaborativa e Mediadora de Conflitos; Fundadora do Instituto Brasileiro de Práticas Colaborativas – IBPC; Docente certificada pela International Academy of Collaborative Professionals – IACP; Membro da Comissão de Práticas Colaborativas da OAB/RJ; Membro da Comissão de Mediação do IBDFAM; Autora da prática vencedora da X Edição do Prêmio Innovare na categoria advocacia; autora de artigos, docente e palestrante.

Waldirene Dal Molin

Advogada

Graduada em Direito (1994) e Filosofia (2012) pela Universidade Federal do Paraná. Mestre em Direito Econômico e Social pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2005) e em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná (2016). Diretora Executiva e Docente do Instituto Brasileiro de Práticas Colaborativas (IBPC). Membro das Comissões da Advocacia Colaborativa da OAB Nacional, do Instituto Brasileiro de Direito de Família – IBDFAM e da Academia Internacional de Profissionais Colaborativos (International Academy of Collaborative Professionals – IACP). Advogada com sólida experiência no direito empresarial, família e sucessões. É sócia fundadora da Dal Molin, Reichmann e Latreille Sociedade de Advogados e uma das coordenadoras do STU Grupo de Estudos Colaborativos de Curitiba-Pr (@stucolaborativo).

stories in photos

01

Fruit & White

02

look of love

03

Light smile

04

Hiding Back

05

Hurting Eyes

06

blooming everything

07

Stare Away

Posso ajudar?